Para muitos gestores de empresas limpadoras, o treinamento ainda é visto como uma tarefa desnecessária no dia a dia. Todavia, mais do que necessário eu diria ser o treinamento fundamental para a sobrevivência das empresas. Quando raciocinamos sobre treinamento, logo imaginamos uma sala de aula, com um professor e testes de verificação, porém o ato de treinar pode assumir várias formas além da convencional.
Hoje inclusive com os critérios de Qualidade, é importante verificar periodicamente se os colaboradores atuam com ética e respeito às normas estabelecidas, e a partir dai deve-se estabelecer planos de ação para moldar e melhorar a produtividade. Defendemos que o treinamento deve servir para isso, para melhorar a produtividade das pessoas, para que elas realizem seus trabalhos e abram suas cabeças para o novo, para a criatividade e a eficiência em suas atividades. Treinar com consciência é tarefa de muito valor e ótimos resultados.
A formação profissional dos trabalhadores desse segmento desponta como fundamental, quando se observa o perfil dessa classe de trabalhadores, sendo uma atividade dependente das características individuais de cada empresa, do ambiente externo em que esta está inserida e da realidade do ambiente de trabalho do treinando. Esta atividade proporciona melhoria de padrões profissionais, maior estabilidade da mãode-obra, aprimoramento dos serviços realizados, maiores condições de adaptação aos progressos da tecnologia, economia de custos pela eliminação de erros na execução operacional, condições de competitividade mais vantajosas dada a capacidade de oferecer melhores serviços, diminuição acentuada dos acidentes de trabalho e do desperdício.
O treinamento tem como objetivo melhorar o desempenho funcional dos colaboradores, através de programas flexíveis, dinâmicos e atualizados, analisando-se, para isso, todas as variáveis diretas ou indiretas, externas ou internas, envolvendo cada situação. Atualmente a capacitação dos trabalhadores, através da prática operacional, não está atendendo as necessidades das empresas no tocante a qualidade da operação de higienização e a implantação de inovações e melhorias tecnológicas. Sempre que falamos em qualificação profissional, a significação clara que vem as nossas reflexões é a preparação do colaborador através de uma formação profissional padronizada e efetiva.
As empresas estão despertando para este fato procurando a profissionalização e atualização operacional, para que todos os colaboradores envolvidos direta ou indiretamente com a “ponta operacional” se aprofundem na qualificação profissional, pois hoje o mercado competitivo de serviços de limpeza requer dos prestadores de serviços, a qualidade acima de tudo. Portanto, a necessidade da qualificação técnica tem se difundido rapidamente, e a fixação das empresas no mercado institucional – e muito breve no doméstico, com a nova lei dos domésticos – é necessária e rápida, principalmente porque está sendo o grande trunfo para aumento das carteiras de clientes.
A profissionalização proveniente da aprendizagem acadêmica, visa a qualificação profissional, habilitando os participantes a serem considerados especialistas em vários segmentos: Limpeza de Banheiros; Tratamento de Pisos; Limpeza de Vidros; Limpeza de Escritórios; Limpeza Industrial; Limpeza em Áreas de produção de Alimentos; Limpeza Hospitalar e outras tantos. Esta profissionalização através dos cursos modulares, assim como os seus conteúdos curriculares, é selecionada e organizada considerando-se a necessidade do mercado e a demanda. Cada módulo tem sua carga horária específica, dividida em conteúdos de habilidades básicas (noções básicas de segurança do trabalho referente à ocupação; noções de educação ambiental; noções de qualidade – programa 5S, de um modo geral); noções de primeiros socorros e cidadania, além das específicas de cada módulo.
Finalizando, a profissionalização só será conseguida com a qualificação, por intermédio do preparo do pessoal para execução imediata das diversas tarefas peculiares ao seu trabalho; proporcionando oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal dos colaboradores, não apenas nos seus cargos atuais, mas também em outras funções para as quais a pessoa possa ser aproveitada. Considerando que a qualificação por intermédio do treinamento é um recurso necessário para melhorar os processos operacionais e obter a maximização de resultados, tendo um campo de atuação amplo, possível de ser aplicado em diferentes estruturas organizacionais e muitas modalidades de capacitação, demonstra-se a necessidade de aumento nas pesquisas no segmento da limpeza profissional.
Este tipo de treinamento é voltado para a capacitação do empregado a nível de informação e habilidade para o desempenho das tarefas específicas da categoria profissional a que pertence. É um treinamento de “como fazer”, que pode ser direcionado a uma população de pessoal não qualificado, tratando-se de um meio de obtenção de produtividade. Sua implantação tanto pode ser no serviço como fora deste, aproveitando recursos externos que estejam a disposição tais como instituições do tipo de Esclas de Formação Profissional em Asseio e Conservação Portanto, mostra-se evidente a necessidade de treinamento técnico-operacional da “mãode-obra direta”, ou seja daqueles trabalhadores que manipulam diretamente a execução das tarefas, bem como dos que orientam e chefiam, como encarregados, supervisores e até gerentes de operações.
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