quinta-feira, 28 de março de 2013

CURIOSIDADES - Como surgiu o nome Mop?



Em 1875, Cassius White, operário de uma pequena empresa que produzia moldes para manteiga em Vermont, Estados Unidos, desenvolveu e produziu um protótipo em madeira e algodão para uso doméstico do que viria a ser o conhecido mop.
O sucesso entre os vizinhos do acessório que substituía o rodo e eliminava a necessidade de torcer com as mãos os panos sujos, convenceu White a iniciar, com ajuda dos filhos, uma produção em pequena escala de sua invenção. Logo as peças em madeira passaram a ser fabricadas em ferro-gusa, que garantiam maior durabilidade aos mops e, em 1904, Cassius White inaugurou sua nova fabrica White Mop em Fultonville, no estado de Nova York, onde desenvolveu, seis anos depois, o primeiro espremedor de aço.

Fonte: www.bralimpia.com.br

terça-feira, 26 de março de 2013

Porque separar Resíduos? - Os 3R`s

Atitudes básicas que todos podem fazer a diferença em Termos Globais

center

RECICLAR


Reutilizar os bens de consumo significa dar vida mais longa aos objetos, aumentando sua durabilidade e reparabilidade ou dando-lhe nova personalidade ou uso, muito comum com as embalagens retornáveis, rascunhos, roupas e nas oficinas de arte com sucatas. Após a utilização de um produto ou material (sólido, líquido, energia, etc.) deve-se recorrer a todos os meios para reutilizá-lo.

REDUZIR

Reduzir a geração de lixo é o primeiro passo e a medida mais racional, que traduz a essência da luta contra o desperdício. São inúmeros os exemplos domésticos e industriais para a minimização dos resíduos. Sempre que for possível é melhor reduzir o consumo de materiais, energia e água, a fim de produzir o mínimo de resíduos e economizar energia.

REUTILIZAR

Reciclar é devolver o material usado ao ciclo da produção, poupando todo o percurso dos insumos virgens, com enormes vantagens econômicas e ambientais. A agricultura e a indústria absorvem grandes quantidades de resíduos, aliviando a "lata de lixo" das cidades. A reciclagem deve ser aplicada somente para materiais não reutilizáveis. Embora a reciclagem ajude a conservar recursos naturais, existem custos econônicos e ambientais associados à coleta de resíduos e ao processo de reciclagem.

O MEIO AMBIENTE NÃO SÃO SOMENTE LUGARES DISTANTES E NATURAIS.

Meio Ambiente deve ser visto como um conjunto de elementos que, juntos, conferem QUALIDADE DE VIDA a uma população.

  Faça sua Parte e Diminua um Problema que vai Causar Sérios Riscos a Todos


CONTRIBUIÇÃO PARA A NATUREZA FEITA COM A COLETA SELETIVA:

50 kg de papel velho = uma árvore poupada
1.000 Kg de papel reciclado = 20 árvores poupadas
1.000 Kg de vidro reciclado =1 300Kg de areia extraída poupada
1.000 Kg de plástico reciclado =milhares de litros de petróleo poupados
1.000 Kg de alumínio reciclado=5000Kg de minérios extraídos poupados


Cuidado com os Símbolos, eles Representam o Nível de Riscos e devem ser Respeitados
Sistema de Cores ABNT

Os resíduos são classificados de acordo com o tipo de material do qual ele provém como, por exemplo:
• Grupo A (material biológico)
• Grupo B (material químico)
• Grupo C (material radioativo)
• Grupo D (material comum ou domiciliar)
• Grupo E (perfurocortante)

Para cada RESÍDUO, associamos um RISCO

• Risco Biológico
• Risco Químico
• Os símbolos são usados para diferenciar o tipo de risco.

Alguns Benefícios

• Menor redução de florestas nativas.
• Reduz a extração dos recursos naturais.
• Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
• Economiza energia e água.
• Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
• Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.
• Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
• Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
• Diminui o desperdício.
• Melhora a limpeza e higiene da cidade.
• Previne enchentes.
• Diminui os gastos com a limpeza urbana.
• Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
• Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
Aqueles que geram resíduos com algum tipo de risco, precisam acondicionar esses resíduos de forma a mostrar a todos, qual o risco que aquele resíduo está provocando.

CONHEÇA A LINGUAGEM VISUAL DA RECICLAGEM E DA GESTÃO DE RESÍDUOS

Sempre que encontrarmos o simbolo
Sabemos que o material depositado servirá para a reciclagem.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Falha no processo de higienização, resultou no envase de embalagens com solução de limpeza da máquina.




Soda cáustica diluída provoca queimadura superficial, 


diz médico



Lote de bebida Ades continha soda cáustica, confirmou Unilever.
Anvisa exigiu suspensão de venda de todos os lotes fabricados em

A ingestão da bebida de soja Ades com resíduo de hidróxido de sódio (soda cáustica), em princípio, pode causar apenas queimaduras superficiais na mucosa da boca e do esôfago, segundo o toxicologista Anthony Wong, do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Nesta segunda-feira (18), como medida preventiva, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da fabricação, distribuição, venda e consumo de todos os lotes de produtos da marca – de diferentes sabores e tamanhos – fabricados em uma linha da Unilever em Pouso Alegre (MG).
Produto foi envasado com soda cáustica
A Unilever informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a solução de limpeza envasada nas embalagens do lote com problema é soda cáustica a 2,5%. Isso significa que a substância está diluída na concentração de 2,5% do total de líquido.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, que está acompanhando o recall, informou em comunicado divulgado na sexta-feira (15) que o lote com problema não contém o produto, mas uma solução de limpeza imprópria para o consumo. "Ainda de acordo com a empresa, o conteúdo apresenta pH elevado (aproximadamente 13) e pode representar risco de queimadura ou sensação de forte ardência na boca, caso venha a ser ingerido", afirma a secretaria.
Questionada pelo G1, a Unilever não esclareceu se o lote do recall foi envasado apenas com a solução de hidróxido de sódio ou com suco Ades misturado com a solução de limpeza.
Segundo o toxicologista Ernani Pinto Junior, professor do curso de Farmácia da Universidade de São Paulo (USP), é provável que a soda cáustica estivesse misturada com a bebida, do contrário o produto seria intragável.
"Se fosse apenas solução de hidróxido de sódio, sem suco, seria muito desconfortável, o gosto seria péssimo, a aparência ficaria viscosa. Se a substância estivesse pura, sem ser diluída no Ades, o consumidor não conseguiria tomar de jeito nenhum. Seria um caso muito grave, com ardor intenso e uma grande irritação do trato gastrointestinal. Não é possível uma pessoa beber isso achando que é suco. Iria cuspir, não conseguiria engolir", afirma.
Problema foi detectado em lote do suco de maçâ Ades (Foto: Divulgação)Falha foi detectada em lote do suco de maçã Ades de 1,5 litro produzido em 25 de fevereiro (Foto: Divulgação)
"A queimadura causada pela solução de soda cáustica nos lábios, na língua e na garganta não é grave, é como se fosse uma pequena afta. A maioria das pessoas só vai sentir um gosto ruim, metálico, na boca e formigamento na língua. Isso se recupera em 24 horas, mas é sempre bom procurar um médico se houver sintomas", explica Wong.
De acordo com Pinto Junior, o pH do suco se altera e a pessoa percebe isso imediatamente ao tomá-lo, razão pela qual fica difícil beber grandes quantidades. "O risco é muito baixo se for resíduo. O indivíduo pode sentir um leve desconforto e vai perceber na hora um sabor diferente. Fica parecido com água sanitária", diz Pinto Junior.
Segundo os toxicologistas, os sinais podem incluir ainda ardência na boca, náusea e vômito. E tudo isso aparece instantaneamente – não há efeitos tardios.
A queimadura nos lábios, na língua e na garganta não é grave, é como se fosse uma pequena afta"
Anthony Wong,
toxicologista
"Os sintomas indicam que o produto de limpeza usado seja uma substância básica, como a soda cáustica. A proteína do leite de soja, nesse caso, pode neutralizar em parte os efeitos da alcalinidade da soda", ressalta Wong.
O médico destaca que, em um pronto-socorro ou consultório, são feitos apenas um exame clínico e uma limpeza local ou outro tratamento paliativo, e não uma lavagem, já que esse é um procedimento muito invasivo e se trata de uma ingestão de pequena quantidade de produto de limpeza.
Pinto Junior recomenda também fazer repouso e tomar bastante água. Se o caso for muito grave, o paciente deve ficar em observação. Em última instância, se houver uma grande intoxicação, é indicada a lavagem.
"Geralmente, as empresas usam soda cáustica para limpeza dos equipamentos de produção. Mas isso nunca poderia ter acontecido dentro dos padrões de qualidade. Houve uma falha e deve ser investigada. Por precaução, a Anvisa acabou mandando retirar o suco do mercado", ressalta Pinto Junior.
14 consumidores com problemas
Na quinta-feira (14), a Unilever anunciou recall de 96 unidades de um lote do suco de maçã Ades de 1,5 litro por risco de queimadura. Segundo a fabricante, foi detectada uma contaminação no lote com as iniciais AGB25, produzido em 25 de fevereiro e distribuído nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

Segundo a Unilever, até a manhã de sexta-feira (15), 14 consumidores haviam entrado em contato com a empresa para relatar problemas com o produto.
Geralmente, as empresas usam soda cáustica para limpeza dos equipamentos de produção"
Ernani Pinto Junior,
toxicologista
"Dos 14 atendimentos já realizados pelo SAC, 12 já receberam atenção médica adequada e estão sendo acompanhados, e dois não aceitaram", informou em comunicado.
Segundo a Unilever, os clientes atendidos relataram queimaduras na mucosa, enjoo e náusea. Nenhum deles precisou ser internado.
"A falha identificada já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos", acrescentou. A empresa disse ainda que está colaborando e oferecendo todas as informações solicitadas pela Anvisa.
Desde o dia 13 de março, segundo a Unilever, nenhum produto fabricado na linha de Pouso Alegre foi distribuído ao mercado. A linha também se encontra inativa. Ainda de acordo com a empresa,  todos os demais produtos Ades não correspondentes aos lotes com iniciais AG permanecerão no mercado e estão em perfeitas condições para consumo.
O consumidor que tiver adquirido o produto não deve consumi-lo. Para fazer a troca ou reembolso do produto, o consumidor deve entrar em contato com a Unilever gratuitamente pelo SAC (0800 707 0044), das 8h às 20h, ou pelo e-mail sac@ades.com.br. Em caso de dúvida, a  Anvisa também dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.
Além disso, o Procon-SP informou que está acompanhando o caso. "A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos", afirmou o órgão.
O Procon lembra ainda que os consumidores prejudicados poderão solicitar "por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos"
.

sábado, 16 de março de 2013

VOCÊ SABE POR QUE LIMPAR?




De acordo com a Organização Mundial de Saúde,
limpar consiste em:
LOCALIZAR, IDENTIFICAR,
 CONTER, REMOVER E 
DESCARTAR poluentes ou 
substâncias indesejáveis.

Limpar não é apenas esconder a sujeira, como vemos 
acontecer em inúmeros casos.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Mercado de limpeza profissional visa à conscientização para a higienização correta


Além de produtos simples que podem ser utilizados por donas de casa, atualmente há 4 tipos de máquinas que facilitam e otimizam o trabalho de limpeza profissional. São eles: Sistema Mop Pó, que substitui a limpeza úmida pela seca com a mesma qualidade quando se trata de sujidades sólidas e soltas, Sistemas mop água, que possui uma divisão de água limpa e suja e permite a uma grande redução de água, Hidrojateadora, que possibilita e economia de até 80% de água e as Lavadoras automáticas de piso, que alem da economia de água tem um ganho de produtividade muito relevante. 



A limpeza profissional é assunto de extrema importância para diversos setores da economia, mas ainda pouco valorizado. Em locais como: hospitais, hotéis, aeroportos, rodoviárias, parques, escolas, condomínios, supermercados, shopping centers, bares e restaurantes entre outros, a limpeza só é percebida quando algo desperta a atenção e nota-se um ambiente sujo e mal cuidado. A limpeza está ligada diretamente à saúde de seus colaboradores, fornecedores e clientes, além de interferir na imagem que as empresas pretendem passar.
A grandeza do mercado de limpeza profissional disponibiliza equipamentos bastante eficazes para uma correta higienização, mas grande parte dos consumidores, por costume ou falta de conhecimento preferem utilizar o sistema pano e rodo, sem perceber que além do tempo ganho, os produtos profissionais são mais seguros, eficientes e econômicos, visto que apresentam uma vida útil superior aos produtos 
convencionais. Segundo Danilo Volante, diretor da câmara setorial de acessórios e equipamentos da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), “muitas vezes o empresário não consegue ver as vantagens de investir em equipamentos e produtos específicos para a limpeza profissional e isto contribui para a falta de profissionalização da limpeza”.
Segundo empresários do setor, para que haja uma conscientização sobre a importância da limpeza profissional, a alternativa seria se empresas prestadoras de serviços começassem a dar treinamento para treinadores, para que seja mostrado a importância e os benefícios de manusear corretamente os equipamentos para maximizar suas funções e evitar desperdícios. 
Além da utilização do equipamento correto, outro fator torna-se relevante: a adequação ambiental por meio da melhoria de processos e racionalização do consumo de produtos químicos e diminuição do consumo de energia. O mercado de limpeza profissional também disponibiliza produtos químicos verdes, que reduzem ou eliminam impactos ambientais negativos.
Para conscientizar e orientar o cliente e criar um padrão dentro do setor de máquinas, a Abralimp está desenvolvendo a criação de um selo homologador para lavadoras de alta pressão, que deverá conter especificações da máquina, assim como já é praticado nos Estados Unidos.

Translate